bg_facebook
bg_twitter
bg_instagram
bg_youtube
bg_whats

Informação + Conscientização = Inclusão

“Livre Alimentar” surge a partir da necessidade de uma mãe em aprender lidar com os diagnósticos de alergia alimentar de seus filhos. A filha mais velha Ludmila teve o diagnóstico de alergia a corantes ainda bebê e após alguns anos e a chegada do filho mais novo Joaquim, que por sua vez foi diagnosticado com alergia a proteína do leite de vaca – APLV, com 4 meses de vida, Ludmila também teve o diagnóstico tardio de APLV e também de intolerância a lactose.

Diante dos diagnósticos e percebendo que as informações sobre o assunto eram escassas, Leda Alves começou a estudar sobre o tema Alergia Alimentar. As recorrentes visitas a pronto-atendimentos de hospitais e às clínicas revelaram também que até entre os profissionais da Saúde o assunto não era muito conhecido.

Diante da escassez de informações e desconhecimento por uma grande parte da sociedade, o que provoca muita discriminação e exclusão por parte de amigos e até da família, e não raro, problemas entre os pais, Leda percebeu que precisava se informar cada vez mais para aprender a lidar com os problemas, que passam por diagnóstico, aceitação, exclusão de alimentos e exclusão social. Ela entendeu também que poderia compartilhar o conhecimento que ia adquirindo com outras mães e famílias que passam pelos mesmos problemas como também com profissionais especializados e que são referência no assunto. E assim surgiu o “Livre Alimentar” inicialmente como um boletim de Rádio, perfil no facebook e instagram, depois artigos, entrevistas, canal no youtube e agora este site. Tudo isso, porque informação também alimenta.

E assim o propósito vai se cumprindo, porque várias ações vêm sendo realizadas junto ao poder público no sentido de garantir os direitos das pessoas com alergia alimentar e simultaneamente centenas de famílias vêm sendo orientadas e a sociedade conscientizada sobre o assunto, porque informação + conscientização = inclusão.

Leda Alves é professora, esposa, mãe, comunicadora, defensora da conscientização da Alergia Alimentar, palestrante, empreendedora social e acadêmica de nutrição.