bg_facebook
bg_twitter
bg_instagram
bg_youtube
bg_whats

Curso de imersão e atualização em Alergia Alimentar promoveu conexões e transformações

Há um mês, mais especificamente nos dias 27 e 28 de outubro, foi realizado em Campinas – SP, o FANP – Food Allergy (Alergia Alimentar) para Nutricionistas e Pediatras. O FANP foi um curso de imersão e atualização em Alergia Alimentar, realizado por Dra. Ariana Yang do IAC – Instituto de Alergia Campinas.

O curso, de acordo com a idealizadora, a alergista e imunologista, Dra. Ariana Yang, foi designado para profissionais da saúde interessados em expandir seus conhecimentos sobre alergia alimentar.

“Alergia Alimentar é um problema de saúde cada vez mais comum, afetando pessoas de todas as idades. Para os profissionais de saúde, como pediatras e nutricionistas, é crucial estar bem informado e atualizado sobre os avanços mais recentes na área.” Dra. Ariana Yang

Foram dois dias de imersão, com programação extensa, além das aulas ministradas por diferentes especialistas da saúde, um grupo de participantes teve a oportunidade de visitar o Instituto de Alergia Campinas – IAC, conhecer a estrutura que integra vários ambientes, como consultórios, cozinha (onde são manipulados alimentos para testes), salas preparadas e equipadas para testes e tratamentos de alergia alimentar, além da oportunidade única de acompanhar o Dia D de uma criança, que tinha cumprido as etapas de tratamento de dessensibilização da proteína do leite de vaca.

Além de aulas ministradas por médicas alergistas, gastroenterologistas e pediatras, outras profissionais, como psicóloga e fonoaudiólogas também palestraram, mostrando a importância do acompanhamento multidisciplinar do paciente com alergia alimentar.

O público participante, tanto no formato presencial, como online, foi composto 100% por mulheres, entre as quais haviam médicas de diferentes especialidades, nutricionistas e acadêmicas de nutrição, sendo algumas mães de crianças com alergias alimentares, além de outras mães que atuam em diferentes áreas da saúde.

Para as alunas do curso, a oportunidade foi única, muito além de atualização em alergia alimentar, mas também de conexão, inspiração e transformação.

Seguem alguns depoimentos:

“Imersão que foi mais do que revisitar conceitos, foi um reacender de inúmeras luzes de conhecimento, de coragem e foco sobre os próximos passos.

Encontrei gente amiga e conheci muitos outros colegas nutris, a grande maioria muito animada na fortaleza de parcerias que unem esforços e impactam vidas.” Nutricionista Camila Leonel Mendes de Abreu.

“Minha participação no FANP foi uma jornada transformadora, repleta de aprendizado e conexões inestimáveis. Esta experiência enriqueceu minha trajetória como nutricionista em formação, proporcionando insights valiosos sobre o papel fundamental do nutricionista na vida das pessoas alérgicas. Cada momento compartilhado e cada parte dessa vivência representam os alicerces sólidos que estou construindo na nutrição, mostrando que o conhecimento e a empatia são as chaves para fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam desafios com a alergia alimentar.” Michelle Oliveira – Culinarista inclusiva e acadêmica de nutrição

“O FANP para mim foi mágico! Foi muito além de uma oportunidade de atualizações sobre alergias alimentares. Foi um evento recheado de conteúdos relevantes do ponto de vista técnico sim, mas para mim o sucesso do evento esteve nas mãos das conexões feitas e fortalecidas lá. Estive com pessoas que muito admiro, me nutri e pude nutrir, tudo capitaneado pela Dra. Ariana Yang, médica e ser humano que nos inspira e nos dá forças para continuarmos o nosso legado de serviço. Ela é maravilhosa mentora em alergia alimentar, mas é ainda mais espetacular como mentora sobre vida. Que venham os próximos!” Ju Jordán – Acadêmica de nutrição e mãe de crianças com alergias alimentares.

 

A minha experiência no FANP foi mais do que como participante, mas também como mãe de um bebê com alergia alimentar. As aulas do FANP me mostraram, com total respaldo científico e com a experiência incomparável dos profissionais que as ministraram, a importância de focar na qualidade de vida de toda a família da criança com alergia alimentar e o quanto nosso olhar deve também estar atento aos aspectos psicológicos dessa família, levando nossa conduta enquanto profissional a ser mais assertiva, evitando excessos nas restrições.” Nutricionista Carolina Bueno

 

“Para mim, foi a confirmação da minha missão continuada além da maternidade, que é auxiliar outras mães a trilhar o caminho da alergia alimentar com o máximo de qualidade de vida possível. Como Dra. Ariana disse, a união e o conhecimento fazem a diferença, pois eu quero cada dia estar mais junto de quem acredita nessa união e quer fazer a diferença na vida dos que nos procuram e vão nos procurar buscando ajuda. Obrigada Dra. Ariana por nos proporcionar esse encontro que foi não somente uma imersão em alergia alimentar, mas foi uma viagem para dentro de nós mesmas, que é de onde podemos sempre resgatar o melhor de nós, enquanto seres humanos. Obrigada por sua humildade admirável não apenas em compartilhar conhecimento, mas humanidade também, e por nos incentivar a continuar, apesar das adversidades.” Leda Alves – Comunicadora em alimentação e saúde, acadêmica de nutrição e mãe de criança com alergia alimentar.

Para a idealizadora do FANP, Dra. Ariana Yang, cada professor levou sua vela de conhecimento, inspiração e engajamento, iluminando o caminho. Ainda segundo ela, sua equipe, como os ventos invisíveis, trabalhou nos bastidores, garantindo que a viagem fosse possível.

“Aos participantes, bravos marinheiros desta expedição, meu agradecimento. “Somos eternos aprendizes”, e no equilíbrio entre coragem e medo, descobrimos a magia da vida. Até o FANP 2024!”

Até lá!