bg_facebook
bg_twitter
bg_instagram
bg_youtube
bg_whats

Receitinhas da Lud: iniciativa de amor e inclusão

Passados os primeiros meses após o início da pandemia do coronavírus e com o agravamento da situação, levando as famílias a se isolarem totalmente. Nossa família saiu de Cuiabá para a região serrana do Rio de Janeiro para fazer companhia e cuidar da vó Madalena, que tem pouco mais de 80 anos. Lá ficamos literalmente isolados em uma fazenda de familiares por três meses. Nós, os adultos, íamos a cidade mais próxima quando necessário, porém as crianças não se ausentaram da fazenda nem por um único dia sequer.

Certamente toda a população viveu um período de muitos desafios e sofrimento, inclusive com perdas de pessoas amadas, como minha avó perdeu um irmão e nós perdemos amigos. As crianças sem poder ir para a escola ou encontrar os amigos, foram ficando entristecidas e entediadas. Oscilavam entre rompantes de choro e ataques de irritabilidade e agressividade. Assim como nós adultos, que tentávamos gerenciar as próprias emoções para ajudar nossos filhos e nem sempre conseguíamos, afinal todos estavam vivendo algo novo com muitas perguntas sem respostas.

Sem ter muito o que fazer para fugir da monotonia, Ludmila, que em 2020, estava com 12 anos, começou a pesquisar receitinhas de guloseimas que gostava e começou a fazer substituições para torná-las aptas para o irmão Joaquim, que é alérgico a proteína do leite de vaca – APLV. Os experimentos foram dando certo e ao compartilharmos fotos no IG @livre_alimentar, as pessoas foram pedindo as receitas e então Ludmila pediu para gravar vídeos dela fazendo as receitinhas para que fossem disponibilizados para todos que quisessem.

Assim nasceu “Receitinhas da Lud” com vários vídeos ensinando fazer bebidas, sobremesas e doces aptos para alérgicos a proteína do leite de vaca e intolerantes a lactose. Os vídeos foram disponibilizados no canal Livre Alimentar no youtube e agora estão sendo disponibilizados no site também. 

Ludmila ficava muito feliz com os feedbacks que recebia de mães e crianças que assistiam os vídeos, amavam as receitinhas e ficavam ansiosas pra saber qual seria a novidade da semana seguinte, já que os vídeos eram semanais. No entanto, após os 3 meses passados na fazenda, retornamos para Cuiabá e Ludmila até tentou manter a gravação das receitinhas, mas começou se distrair com outras coisas. Além disso, com o início das aulas de forma híbrida, ela voltou a se dedicar mais as atividades escolares e o tempo foi ficando escasso.

Continuamos recebendo mensagens até hoje de crianças perguntando quando a Lud vai voltar com as “Receitinhas da Lud” e a resposta é que não sabemos quando e nem se vai voltar, mas temos convicção que gravar esses vídeos e compartilhar foi uma forma dela se comunicar mesmo que virtualmente e aliviar o peso da solidão durante um longo período de isolamento social. Receber as mensagens de agradecimento e até áudios de crianças agradecendo pelas receitinhas, deixavam todos nós emocionados e somos muito gratos por terem ajudado nossa família e principalmente a Ludmila, a passar por esse período de forma mais leve.

Enfim, nunca foi algo planejado, roteirizado ou sugerido a ela, pelo contrário, foi iniciativa dela e que demos total apoio. Da mesma forma, não cobramos nem insistimos para que ela retome. Ela tem liberdade e terá nosso apoio caso queira voltar a gravar vídeos ensinando receitinhas, mas também tem nosso respeito se decidir definitivamente por não gravar mais, pois entendemos que para aquele determinado momento, foi muito prazeroso e ajudou tirar o foco da tensão de um dos piores períodos da pandemia, mas hoje ela vive outro momento.

Atualmente com 14 anos, Ludmila tem se dedicado aos estudos, a dança, que é sua primeira paixão, especificamente o ballet, ao canto e aos instrumentos com os quais se identifica (ukulele, violão e teclado) e aprende de forma autodidata.

As Receitinhas da Lud estão disponíveis no canal Livre Alimentar no youtube e alguns já estão também disponíveis nos conteúdos do site www.livrealimentar.com.br

Leda Alves