bg_facebook
bg_twitter
bg_instagram
bg_youtube
bg_whats

Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar

Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar

De acordo com a lei nº 1071/2019 aprovada em outubro de 2019, a terceira semana do mês de maio é instituída como a Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar e passou a fazer parte do calendário oficial do estado de Mato Grosso.  Dessa forma, anualmente, de acordo com o texto da lei “Serão realizados durante a semana seminários, ciclos, palestras e eventos relativos ao tema, visando à identificação da alergia alimentar, sua prevenção e o tratamento médico adequado, além de ações educativas”. Ainda de acordo com o texto, podendo as Secretarias Estaduais de Saúde – SES e de Educação – SEDUC coordenar a realização das atividades.

A iniciativa de propor o projeto de lei para criação da semana, foi do deputado estadual Dr. Eugênio, com apoio da ASBAI – MT, a época representada pela médica alergista Dra. Ana Carolina. Isto se deu a partir da realização da audiência pública sobre alergia alimentar, realizada em setembro de 2019 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a partir de uma demanda apresentada ao parlamentar por Leda Alves, que é mãe de uma criança com alergia alimentar e representante de famílias que convivem com alergias alimentares e outros problemas que levam a restrições alimentares.

Em 2021 foram realizados eventos em alusão a Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar no formato online por conta da pandemia do corona vírus e neste ano de 2022, serão realizados eventos presenciais, sendo o primeiro deles programado para o dia 10 de maio.

Com o tema: “Conhecendo mais sobre Alergia Alimentar”, o encontro será realizado pelas Secretarias de Estado de Saúde – SES e Educação – SEDUC, através da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES Durante todo o dia 10 de maio no auditório da Controladora Geral do Estado – CGE, no Centro Político Administrativo.

O evento será aberto ao público em geral e para participar, é necessário fazer inscrição no link a seguir.

https://forms.gle/c2Vd8kjd1Q37pfey6