bg_facebook
bg_twitter
bg_instagram
bg_youtube
bg_whats

Governo sanciona lei que prevê semana da conscientização da alergia alimentar

Terça-feira, 3 de novembro de 2020 12h39

LEGISLAÇÃO

Governo sanciona Lei que prevê semana da conscientização da alergia alimentar

“Medida foi proposta pelo deputado estadual Dr. Eugênio em setembro de 2019, após audiência pública que debateu o assunto”.

DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Dr. Eugênio

Foto: FABLICIO RODRIGUES/ALMT

 

 

 

 

 

 

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Foi sancionada a lei n°11.237/2020, de autoria do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), no último dia 15 de outubro, que institui em Mato Grosso a Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar. Agora ações serão realizadas anualmente na terceira semana de maio com  ciclos, palestras e eventos relativos ao tema, visando à identificação da alergia alimentar, sua prevenção e o tratamento médico adequado, além de ações educativas.

Conforme o parlamentar, a alergia alimentar “é uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. E

n

volve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório  ou cardiovascular. As reações podem ser leves, com simples coceira nos lábios, até mais graves, incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito”.

Dr. Eugênio também é autor do Projeto de Lei nº 842/2019, que trata da “Alimentação inclusiva” e que institui a obrigatoriedade de alimentação especial para portadores de necessidades nutricionais.

“O tema deve ter bastante destaque em nosso estado, pois muitas pessoas sofrem com a alergia alimentar sem conhecer o assunto de fato”, explicou o deputado.

Gabinete do deputado Dr. Eugênio