bg_facebook
bg_twitter
bg_instagram
bg_youtube
bg_whats

PL sobre semana de conscientização da alergia alimentar passa em segunda votação

Quarta-feira, 7 de outubro de 2020 11h11

NO PLENÁRIO

PL sobre semana de conscientização da alergia alimentar passa em segunda votação

“A proposição agora vai passar por análise do executivo estadual que poderá vetar ou sancionar a lei”.

DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Dr. Eugênio

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

De acordo com a proposta do deputado Dr. Eugênio (PSB), ficará instituída a Semana Estadual de Conscientização sobre a Alergia Alimentar.  O Projeto de Lei n°1071/2019, foi apreciado de forma favorável na sessão desta terça-feira (6) e agora aguarda análise do Executivo estadual.

A proposta foi criada pelo parlamentar após a realização da audiência pública que debateu o assunto em Cuiabá em setembro de 2019, sendo que logo em seguida foi apresentado o PL.

“A alergia alimentar é uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório e/ou cardiovascular. As reações podem ser leves, com simples coceira nos lábios, até mais graves, incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito”, explica o deputado, na justificativa do projeto.

Dr. Eugênio é também autor do Projeto de Lei nº 842/2019, que institui a obrigatoriedade de alimentação especial para portadores de necessidades nutricionais.

Gabinete do deputado Dr. Eugênio