bg_facebook
bg_twitter
bg_instagram
bg_youtube
bg_whats

13 a 19 de maio – Semana da Alergia Alimentar

A Jornada do Paciente: Pré-Diagnóstico, Diagnóstico e Pós-Diagnóstico” é o tema da Semana Nacional de Conscientização de Alergia Alimentar desse ano.

Nos Estados Unidos já há alguns anos, o mês de maio é tido como o mês de conscientização sobre alergia alimentar. Um período em que ações de conscientização são intensificas no país e no mundo, inclusive com pontos turísticos iluminados com a cor da alergia alimentar, que é o azul petróleo (teal em inglês).

No Brasil, entidades como a ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e outras associações, profissionais da saúde,  sites especializados e mobilizadores da causa, também se reúnem tanto virtualmente como em encontros presenciais para promover a conscientização.

“A alergia alimentar é uma resposta exagerada do sistema de defesa do corpo contra proteínas alimentares. É diferente de intolerância alimentar. Qualquer alimento pode causar alergia alimentar; porém os mais comuns são leite, ovo, soja, trigo, peixe, frutos do mar, amendoim e castanhas.” www.asbai.org.br

Sabe-se que o diagnóstico de alergia alimentar é complexo e por isso o tema proposto pela ASBAI nesse ano de 2024: A “Jornada do Paciente: Pré-Diagnóstico, Diagnóstico e Pós-Diagnóstico.” Dentro dessa temática, está a luta pelo acesso ao dispositivo auto-injetável de adrenalina, que é o único medicamento capaz de salvar a vida de uma pessoa com anafilaxia (reação alérgica grave), mas esse medicamento não é vendido no Brasil.

Em 23 de novembro de 2023, passou a vigorar a Lei nº 14.731, que instituiu a Semana Nacional de Conscientização sobre a Alergia Alimentar.

“Um trabalho de muitos anos, de muitas mãos (e também de muitas mães). Famílias de todo o Brasil, profissionais de saúde, da educação e daqueles que acreditam na inclusão, na justiça social e que trabalharam e contribuíram para que a Semana Nacional de Conscientização sobre a Alergia Alimentar fosse uma realidade.” Alergia Alimentar Brasil

ASBAIS regionais tem um calendário de ações que vão ser realizadas durante a semana de conscientização, além de outras associações compostas por pessoas alérgicas e familiares e mobilizadores da causa por todo o país.

Dentro da programação da semana, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, será iluminado com a cor da Alergia Alimentar.

Neste ano em especial, há uma mobilização por parte de todos os envolvidos em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Para se informar sobre o calendário de seu estado e/ou cidade, como também sobre como ajudar a comunidade alérgica no Rio Grande do Sul, acompanhe as atualizações no instagram @livre_alimentar.